Sono infantil: criar uma rotina ajuda a criança a dormir melhor?

A criação de uma rotina pode proporcionar muitos benefícios para o sono infantil. Horários para dormir e acordar devem ser estipulados para que futuros problemas sejam evitados, como o deficit de atenção escolar e complicações no sistema imunológico.

Além disso, durante o sono, ocorrem a produção da melatonina (hormônio do crescimento), a renovação celular e a criação de anticorpos, fatores fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Por isso, neste post, explicamos os benefícios de uma boa rotina de descanso, tanto para os pequenos quanto para os pais, e apresentamos algumas dicas para que ela possa ser estabelecida o mais rápido possível. Confira!

 

Qual é a importância de uma boa rotina de sono infantil?

Uma rotina diária de sono é muito importante e benéfica para a criança. Quando elas dormem menos tempo que o ideal ou apresentam distúrbios decorrentes de noites mal dormidas, correm o risco de desenvolver problemas no crescimento, no sistema imunológico e até mesmo no fortalecimento da memória.

Além disso, dormir bem ajuda a regular o organismo e ainda previne a dificuldade de aprendizagem, o déficit de atenção escolar e os problemas comportamentais e emocionais.

 

O que os pais devem fazer para estabelecê-la da melhor maneira?

 

Estipular horários para dormir e acordar

Se os pais têm dificuldade para estabelecer uma rotina para a hora de dormir, podem procurar fazer a higiene do sono, que define os horários da criança, tanto para dormir quanto para acordar. Pode até ser um pouco complicado no início, mas essa rotina deve ser seguida mesmo nos fins de semana ou quando os pais estiverem fora de casa.

 

Reduzir o uso de eletrônicos e luzes

Também é indicado reduzir o uso de tablets, celulares e televisores no período noturno, já que a claridade emitida por eles pode confundir o cérebro da criança e diminuir a produção da melatonina. Além disso, as luzes e os ruídos da casa devem ser diminuídos perto do horário de dormir. Quanto mais calmo o ambiente estiver, melhor ela entende que chegou o momento de descansar.

 

Estabelecer um ritual do sono

O ideal é que um ritual de calma seja seguido. Por volta das 20h, o ritmo deve começar a ser diminuído, com a escovação dos dentes e o ato de se deitar. Os pais podem, então, ler uma história tranquila e, logo em seguida, desligar as luzes e se retirarem do quarto. Esse processo deve durar cerca de uma hora.

 

Programar o horário dos cochilos

Os cochilos também devem fazer parte nova rotina, desde que sejam feitos após o almoço e, no máximo, até as 17h. Assim, não atrapalham o ritual noturno e não deixam os pequenos em estado de alerta.

A rotina do sono e bons hábitos devem ser desenvolvidos preferencialmente nos cinco primeiros anos de vida da criança. Se for necessário fazer uma reeducação mais tarde, ela não será tão fácil quanto nesse período. Também é recomendada a discussão sobre o tema nas consultas com o pediatra ou mesmo no pré-natal, para que os pais possam adotar os bons hábitos de sono infantil desde o nascimento do filho.

 

E aí, gostou de saber mais sobre a rotina de sono infantil e como ela pode ajudar no desenvolvimento da criança? Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Então, aproveite a visita para assinar nossa newsletter e receber nossas atualizações sobre esse assunto na sua caixa de entrada!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade