Quer saber como dormir melhor? Adote 6 ações simples

O ritmo acelerado, a grande quantidade de tarefas e responsabilidades dos dias atuais têm exigido cada vez mais das pessoas. Nesse contexto, alguns fatores são essenciais para a manutenção da saúde física e mental. Dormir bem é um deles.

No Brasil, estima-se que cerca de 40% das pessoas apresentam algum tipo de dificuldade para dormir. Isso significa que parte significativa da população sofre com a influência negativa da insônia no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos e muitos outros campos da vida.

Se você quer saber como dormir melhor e fugir dessa preocupante tendência, confira a seguir 6 ações simples que podem fazer toda a diferença na qualidade do seu sono!

 

1. Verifique colchão e travesseiros

A qualidade e o estado de conservação de colchões e travesseiros é muito importante para uma boa noite de sono. Portanto, se estiverem em más condições, substituí-los por outros mais novos e mais confortáveis é uma alternativa a ser considerada.

Converse sobre o assunto com um especialista. Ele saberá informar quais os modelos mais adequados para suas necessidades específicas.

 

2. Mantenha o ambiente tranquilo

Evite manter aparelhos como televisão, rádio e computador ligados quando for para a cama. Além do barulho, a luz emitida pelos eletrônicos prejudica a liberação da melatonina, hormônio associado ao sono. Se houver fontes de ruído e claridade que não podem ser eliminadas, use protetores auriculares e máscaras para os olhos.

Outra dica é aplicar óleos aromáticos no quarto. Essências como lavanda e manjerona atuam diretamente nas áreas do cérebro responsáveis pelo sono, ajudando a garantir uma noite tranquila.

 

3. Faça exercícios de meditação e respiração

Ansiedade e estresse são fatores que podem resultar em muitas noites em claro. Entre as consequências estão a queda acentuada na qualidade de vida e no ânimo para enfrentar os desafios do cotidiano.

Exercícios de meditação e respiração ajudam a resolver essa situação. Diminuição da tensão, relaxamento do corpo e fuga das inquietações são alguns dos benefícios obtidos por meio dessas práticas, que apresentam resultados surpreendentes.

 

4. Deixe o celular longe da cama

Na hora de dormir, mantenha o celular afastado. Desconectar-se da tecnologia contribui para afastar as preocupações do dia e sair do estado de alerta. Se não for possível desligar o aparelho, deixe-o no silencioso. O mesmo vale para tablets e quaisquer outros dispositivos.

Aos poucos, hábitos prejudiciais como responder mensagens, navegar pelas redes sociais e conferir as horas durante a noite serão abandonados, o que resultará em um sono mais tranquilo e revigorante.

 

5. Evite café e alimentos pesados

Alimentos e bebidas consumidos antes de dormir podem interferir no sono. Café, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados. O mesmo vale para comidas pesadas e gordurosas, como carnes, massas e frituras.

Se você quer tomar algo antes de se deitar, chás quentes de maracujá, camomila ou erva-cidreira são as opções ideais.

 

6. Leia antes de dormir

Ler é uma atividade extremamente relaxante. Por isso, praticar a leitura todos os dias, antes de dormir, é uma medida eficaz para reduzir a agitação da mente, eliminar pensamentos negativos e, consequentemente, dormir melhor.

Ao escolher um livro, dê preferência a histórias agradáveis e evite enredos que possam despertar sensações de ansiedade, angústia e agitação. Os efeitos no sono virão naturalmente.

Pesquisas científicas indicam que, além de tudo, noites bem-dormidas ajudam e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), além de evitar ganho de peso e diversos distúrbios psicológicos.

Ou seja, por meio de medidas simples como as citadas acima, é possível aprender como dormir melhor, obter mais qualidade de vida, bem-estar, disposição para as atividades do dia a dia e muitas outras vantagens. Corpo e mente agradecem!

 

Quer receber mais dicas e informações sobre o que fazer para dormir melhor? Curta nossa página no Facebook e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Estamos à disposição!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade