Melhore a sua ergonomia no trabalho com essas 3 dicas

A Ergonomia é uma área que estuda a relação do homem com o seu ambiente de trabalho. Ela é muito importante para a produtividade do trabalhador, pois identifica pontos e práticas que são prejudiciais à saúde do indivíduo dentro do ambiente laboral. 

Por meio de adequações no local, a ergonomia no trabalho melhora as condições de trabalho dos funcionários, ajustando luminosidade, mobiliário, nível de ruídos, temperatura, entre outros. A longo prazo, ela evita que o colaborador desenvolva doenças que o afastem da empresa. 

Por que adotar a ergonomia no trabalho é bom para o colaborador?

Dor de cabeça, dor nas costas, vista cansada, estresse: você sabia que esses problemas podem ser causados no seu ambiente laboral? As causas são, na maioria das vezes, decorrentes de estações de trabalho ergonomicamente incorretas.

Um ambiente mal iluminado, por exemplo, pode forçar a visão, causando dores de cabeça e prejudicando o rendimento. Uma cadeira muito baixa prejudica a postura e pode causar dores na coluna.

 

Evite o desgaste da sua saúde anotando as três dicas a seguir. Procure aplicá-las o quanto antes em seu ambiente de trabalho:

 

1. Observe a sua postura

É quase automático! Quando você percebe, já está com uma postura péssima na cadeira. Curvado para frente, para enxergar melhor a tela, ou “deitado” na cadeira, forçando a lombar.

No ambiente de trabalho, a má postura é uma das principais causas das dores nas costas. Pés que não tocam o chão também são agravantes. Por isso, fique atento ao modo como você se senta na sua estação.

Para amenizar ou evitar a dor, procure sentar com a coluna ereta, com as costas apoiadas no encosto da cadeira. Além disso, mantenha um ângulo igual a 90° para as dobras do joelho. 

Os braços devem ficar relaxados, apoiados sobre a mesa e em linha reta em relação ao teclado. Os olhos devem estar na mesma altura do topo da tela do seu computador.

 

2. Alongue-se com a ginástica laboral

Alongar-se durante a jornada de trabalho evita a fadiga de quem passa horas na mesma posição e é de grande auxílio para evitar as chamadas Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Existe um tipo de alongamento para cada parte do corpo. Mantenha os movimentos de 10 a 15 segundos para cada lado:

Pescoço

Suavemente com a mão direita, puxe a cabeça em direção ao ombro direito. Repita o movimento, mas dessa vez com a mão esquerda puxando a cabeça em direção ao ombro esquerdo.

 

Braços

Com a mão esquerda, puxe o braço direito flexionado por trás da cabeça. Repita o movimento com a mão direita puxando o braço esquerdo.

Coluna e pernas

De pé e com as pernas esticadas, tente tocar os dedos dos pés com as mãos. Não é preciso chegar de fato aos pés. Faça o movimento, mas respeite a sua flexibilidade.

 

Pulso e mãos

Estique o braço esquerdo para a frente do corpo e, com a mão direita, puxe suavemente a mão esquerda em sua direção. Repita o processo com a mão esquerda puxando a mão direita.

 

Olhos

Os olhos também merecem descansar! Para isso, a cada uma hora, descanse a vista por cinco minutos, olhando para um ponto distante da tela. Fechar os olhos por alguns instantes também é eficaz.

 

3. Ajuste o mobiliário

No mercado, existem diversas linhas de mobiliário para escritório preparadas com base na ergonomia. Se a sua empresa não tem, é possível fazer alguns ajustes para evitar problemas posturais.

Apoie os pés em um descanso próprio para isso ou em alguma caixa firme. Para elevar a altura do seu monitor, use um suporte ou improvise com algum livro. Na cadeira, use um assento ergonômico portátil ou uma almofada para ficar mais elevado. Um suporte ortopédico para a lombar também é uma boa pedida.

Para proteger a visão, ajuste a luminosidade do seu computador com um filtro para a tela. Manter uma distância de 40 a 76 cm entre a tela e os seus olhos não forçará tanto sua visão.

A longo prazo, a ergonomia no trabalho evita que você sofra com dores provocadas pelos movimentos repetitivos. Por isso, nós gostaríamos de saber se você aplica alguma dessas dicas em sua jornada de trabalho. Deixe seu comentário neste post!

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