Qualidade de vida na terceira idade: 4 dicas para melhorá-la

Além dos cabelos grisalhos e da sabedoria, o avançar da idade pode trazer muitos outros efeitos à vida dos idosos. Portanto, é fundamental construir bons hábitos que favoreçam a qualidade de vida na terceira idade.

Ter a saúde física e mental debilitadas é um fator bem comum nesse período. Além disso, não há como evitar fragilidades funcionais causadas pela ação do tempo, como dores e falta de energia no corpo. Porém, a incidência dessas disfunções não implica necessariamente em um processo de envelhecimento infeliz.

Acreditamos que a melhor idade tem que ser bem vivida. Por isso, elaboramos uma lista com 4 dicas que farão toda a diferença na qualidade de vida dos velhinhos. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

 

1. Manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é muito importante em todas as fases da vida. No entanto, as diversas alterações físicas da terceira idade exigem alguns hábitos alimentares específicos para que tudo corra da melhor maneira possível.

Então, quanto melhor o idoso se alimentar, mais bem-disposto será no seu dia a dia. Por isso, o ideal é que ele beba muita água, diminua a quantidade de sal na comida e opte por alimentos variados, naturais e saudáveis.

 

2. Praticar exercícios físicos regularmente

Assim como a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos é um dos pontos mais importantes para manter a qualidade de vida na terceira idade. Afinal, ela estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, melhora a memória e a saúde cardiovascular, ajuda a recuperar a autoconfiança e diminui a pressão arterial.

Contudo, é importante saber respeitar os limites do corpo, afinal, uma pessoa de 70 anos não tem a mesma disposição que uma de 20. Mas isso não impede o idoso de se exercitar: basta regular a intensidade do exercício as suas próprias limitações.

 

3. Seguir uma boa rotina de sono

Dormir bem também pode ser uma ótima alternativa para melhorar a qualidade de vida do idoso. Só que, na terceira idade, o sono se torna mais leve, sofre várias interrupções durante a noite e, geralmente, não dura muito tempo.

Isso acontece porque a melatonina, hormônio responsável pela normalização do sono, tem o seu pico máximo de produção no ser humano aos 3 anos de idade e vai diminuindo com o envelhecimento.

Desse modo, é indispensável que o idoso adote boas medidas para dormir a fim de evitar dor nas costas, problemas estruturais e cansaço excessivo. O uso de uma cama eletrônica é uma excelente opção para um sono renovador, além de colchões e travesseiros de boa qualidade.

 

4. Ter um bom convívio social

Um dos maiores problemas relacionados à terceira idade é o aumento da incidência de depressão. Esse fenômeno está fortemente ligado com o isolamento do idoso, que antes convivia ativamente com outras pessoas, e passa a ficar mais em casa depois da aposentadoria. Além disso, há a questão das condições de saúde que surgem e dificultam a sua mobilidade.

Portanto, o convívio social com parentes e amigos é de extrema importância para que os velhinhos se sintam parte da comunidade e continuem tendo suas mentes estimuladas a partir da convivência direta com outras pessoas. 

Participar de excursões e grupos de dança para a terceira idade, ou simplesmente cultivar o hábito de reunir entes queridos em casa para uma refeição especial, são excelentes alternativas para fortalecer os laços e fazer com que eles se sintam mais valorizados.

Essas foram as principais dicas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade e possibilitar que os idosos desfrutem dessa fase de um jeito muito agradável. É importante lembrar ainda que estar presente e próximo no dia a dia dos velhinhos é fundamental para que esses hábitos possam ser incentivados. Afinal, o afeto e a segurança emocional também são fatores essenciais para um envelhecimento saudável e feliz.

E aí, gostou de conhecer as nossas dicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade? Quer saber mais sobre a cama eletrônica citada? Então, aproveite que está por aqui e leia o nosso post sobre esse assunto!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade