Fique por dentro de 5 dicas essenciais para uma casa segura para idosos

A terceira idade traz muitas mudanças para o corpo e para o cérebro: o equilíbrio já não é mais o mesmo, os reflexos diminuem, os ossos enfraquecem, a visão e a audição ficam bastante prejudicadas. Todas essas alterações levantam algumas dúvidas sobre como deixar a casa segura para idosos. Afinal, nessa fase, os riscos de quedas e fraturas aumentam e, como qualquer acidente, podem gerar uma situação ainda mais delicada.

No entanto, é possível tomar algumas medidas para prevenir esses problemas e possibilitar que o idoso exerça suas atividades diárias com total segurança. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

 

1. Libere espaço para a circulação

Conforme a idade chega, a atenção e a consciência corporal ficam distorcidas. Portanto, as mesas de centro e estantes devem estar sempre no campo de visão do idoso e, de preferência, nos cantos dos cômodos da casa, para evitar que ele se esbarre ou tropece nelas. Itens decorativos também devem ser evitados nos locais de maior circulação.

 

2. Retire os tapetes

Na terceira idade, o andar fica mais lento e arrastado, deixando as pessoas mais suscetíveis a tropeços. Por isso, é importante retirar todos os tapetes do caminho para manter a casa segura para idosos.

Esses objetos criam desníveis no solo e podem se enroscar nos pés. Já os modelos menores e mais finos, geralmente usados na cozinha e no banheiro, também devem ser evitados, tendo em vista que provocam escorregões.

 

3. Faça mudanças nos banheiros

O banheiro é conhecido como o principal palco de acidentes e quedas. A espuma e o vapor do banho, bem como o tapete e o trilho do box, se transformam em verdadeiros vilões quando o assunto é segurança para idosos, principalmente se forem consideradas suas dificuldades de equilíbrio.

Sendo assim, várias mudanças podem ser adotadas para deixar esse local mais seguro, como instalar barras de segurança no chuveiro e no vaso sanitário; colocar antiderrapantes; substituir o box por uma cortina, para eliminar o degrau do trilho; e preferir móveis e louças que contrastem com as cores do azulejo e do piso, para que o espaço possa ser facilmente visualizado. 

 

4. Garanta a segurança e a durabilidade do colchão e da cama

É importante que a cama e o colchão não sejam muito altos, nem muito baixos. Esses itens precisam estar adaptados para a altura do idoso, fazendo com que os movimentos de deitar e levantar sejam mais fáceis para ele.

Não é preciso comprar uma cama nova para fazer essa adequação: muitas vezes, basta diminuir o tamanho dos pés ou colocar um apoio para aumentá-los. Grades de proteção também podem ser uma ótima alternativa para prevenir quedas.

Além disso, a densidade do colchão deve ser adequada para o tamanho e o peso do usuário. Caso contrário, o idoso poderá ter problemas durante o sono, acordar com dores no corpo ou desenvolver alterações na coluna. 

As capas protetoras impermeáveis, por sua vez, fazem com que a cobertura em tecido do colchão tenha maior durabilidade, impedindo o contato com o suor e a urina e protegendo o usuário dos ácaros que possam estar presentes no interior do produto.

 

5. Adapte os móveis

Os móveis com quinas em ângulo reto não são adequados para uma casa segura para idosos. Então, para evitar lesões, escolha modelos de cantos arredondados ou coloque proteções nas pontas dos que podem oferecer maiores riscos.

As poltronas e as cadeiras também devem seguir um padrão para prevenir quedas. Portanto, o ideal é que tenham braços e pernas firmes, principalmente se forem utilizadas com frequência, aumentando o conforto e facilitando a sua utilização.

Essas são algumas dicas para deixar a casa segura para idosos, pois garantem a manutenção da saúde e a integridade física dessas pessoas. No entanto, caso ainda tenha dúvidas sobre como manter um ambiente mais adequado para a convivência com alguém da terceira idade, não deixe de consultar um médico e perguntar o que mais pode ser feito. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar, certo?

Agora que você já sabe como deixar uma casa segura para idosos, aproveite que está por aqui e conheça os principais itens de segurança e conforto para que eles tenham uma excelente noite de sono!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade