Durabilidade de um colchão: veja como manter o seu sempre novo

Devemos sempre nos manter atentos quanto à durabilidade de um colchão. Quando ele atinge o seu prazo de validade ou é alvo de mau uso, pode causar alguns danos à saúde, como dores nas costas e alergias respiratórias, resultantes do acúmulo de ácaros.

A vida útil de um colchão pode durar por até 5 anos, desde que seja feita a escolha de um bom produto. No entanto, alguns cuidados básicos também devem ser tomados para que esse prazo prevaleça e o usuário possa desfrutar tranquilamente de todo o conforto e segurança proporcionados.

Por isso, neste post, apresentaremos algumas dicas para que você possa conservar melhor os colchões da sua casa, deixando-os sempre novos e garantindo mais bem-estar diário. Confira!

 

Faça rodízios

O rodízio é um processo recomendado pelo fabricante, em que você precisa virar o colchão de vez em quando para que um lado não fique mais baixo ou mais alto que o outro. Para isso, basta girá-lo, invertendo o lado dos pés e da cabeça, ou colocando o lado que estava virado para cima, voltado para o estrado da cama.

Essas medidas deverão ser feitas periodicamente, sendo importantes para equilibrar a distribuição de peso, principalmente em camas de casal.

 

Utilize toda a área do colchão

Os colchões foram feitos para dormir, mas é comum que as pessoas sentem nas suas laterais para assistirem TV, utilizar o computador, falar ao telefone ou até mesmo, amarrar os sapatos. Saiba que esses movimentos simples, se feitos diariamente, podem acabar deformando-o, pois o peso do corpo pode forçar somente uma região do produto. Além disso, esses hábitos podem ser considerados como mau uso por alguns fabricantes, prejudicando sua garantia.

Para colchões com 1,38 m ou mais, recomenda-se a acomodação do corpo por toda a área central e não somente nas laterais. Dessa forma, o produto não será prejudicado.

 

Evite colocá-lo no sol

Ao contrário do que muitos pensam, o sol não tem o poder de evitar a proliferação de ácaros e fungos dos colchões. Portanto, evite expô-los aos raios solares por mais de 30 minutos: isso poderá resseca-los e danificar todo o seu material interno.

Limpe-o corretamente

A limpeza e higienização são essenciais para prolongar a durabilidade de um colchão. Procure sempre limpá-lo com aspirador de pó, e caso o tenha molhado acidentalmente, use um papel ou toalha para absorver o excesso de água e coloque-o no sol por 30 minutos — não mais que isso, como já foi citado.

Além disso, não deixe o colchão em ambientes fechados para evitar a proliferação de mofo, fungos e ácaros.

 

Use capas protetoras

As capas protetoras impermeáveis fazem com que a cobertura em tecido do colchão tenha maior durabilidade, pois impede o contato com o suor e urina (em camas de crianças). Protegem também dos ácaros que possam estar presentes no interior do produto. Além disso, podem ser lavadas (somente em extrema necessidade), garantindo mais higiene e diminuição de alergias respiratórias.

Esperamos que essas dicas de como prolongar a durabilidade de um colchão tenham sido úteis para você. Afinal, o cuidado com o seu local de descanso é algo muito importante e não pode ser negligenciado, não é mesmo?

 

Percebeu que o seu colchão precisa ser trocado? Então, recomendamos que entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a fazer a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades. 

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade