Vai fazer uma viagem de trabalho? 5 dicas que você precisa saber!

Você já deve saber que uma viagem de trabalho é completamente diferente de uma turística, não é? Afinal, você até pode conhecer todas as dicas para um roteiro de lazer, mas nenhuma delas será eficaz quando estiver longe de casa por questões profissionais e precisar conciliar viagens, vida social e familiar.

Pensando nisso, preparamos este post com 5 excelentes dicas para você, que está sempre na estrada por conta da profissão, organizar-se nesses momentos e garantir uma estadia tranquila e sem imprevistos. Continue a leitura e confira!

 

1. Aprenda os cumprimentos do local

Conhecer como as pessoas do estado ou país de destino se cumprimentam é essencial para garantir uma relação social saudável. A característica calorosa bem marcante do brasileiro, até mesmo na hora de se cumprimentar com beijos no rosto, se contrapõe com a da Alemanha, por exemplo, onde é preferível apenas estender a mão, para apresentação ou cumprimentos. Preste atenção nesses detalhes e evite gafes.

 

2. Estude os hábitos e as culturas locais

É de extrema importância estudar os hábitos, leis, horários e costumes dos locais e das pessoas com quem vai trabalhar durante a viagem. Além de causar boa impressão, essa atitude mostrará profissionalismo e respeito. Do contrário, você poderá criar uma barreira que vai impedi-lo de atingir todos os seus objetivos profissionais.

 

3. Verifique o clima

Antes de viajar, procure verificar o clima do local. Essa atitude é imprescindível não só para selecionar roupas e produtos a serem utilizados durante a estadia, mas também para evitar surpresas ruins relacionadas ao descuido com as temperaturas e possíveis problemas de saúde, como doenças respiratórias.

Além disso, vale ressaltar que quando a viagem for extensa, deve-se considerar uma mudança brusca do tempo. Portanto, se a previsão for de calor durante todo o período, levar uma blusa de manga comprida na bagagem pode ser uma ótima opção. 

 

4. Deixe os documentos necessários sempre em mãos

Ter em mãos uma pasta com vouchers do hotel, itinerários de voo, aluguel de carro, informações e contatos de quem vai recebê-lo, endereço dos estabelecimentos e telefone da empresa responsável por requisitar as passagens em caso de mudanças, também poderá deixar a sua viagem de trabalho muito mais segura, além de ser um ótimo recurso para resolver possíveis imprevistos.

Além disso, é fundamental elaborar um checklist com os documentos pessoais a serem levados para o local de destino, como passaporte com vistos em dia, seguro viagem, carteira de motorista e cartões bancários e corporativos.

 

5. Mantenha a postura profissional em todos os sentidos

Em uma viagem de trabalho, é muito importante estar disponível para a sua empresa. Portanto, se separou um tempo depois do expediente para conhecer as atrações da cidade em que estará hospedado, lembre-se de manter o celular ligado e o notebook disponível caso precisem de você em algum momento.

Também é importante manter-se alerta, não consumir bebidas alcoólicas e estar sempre vestido adequadamente, de acordo com os costumes locais e o cargo que exerce.

Viajar a negócios parece interessante e divertido, mas é bem comum que profissionais que estão sempre na estrada se sintam com muita saudade de casa. Apesar de ser excelente para a carreira, também causa o gosto amargo de não ter a família ao lado e esse sentimento pode atrapalhar a produtividade e o foco.

Então, para se sentir em casa numa viagem de trabalho, não se esqueça de levar o seu travesseiro preferido e ligar para a família todos os dias antes de dormir, combinado? Além de matar a saudade dos seus entes queridos, você também descansará melhor e poderá aproveitar esse período da melhor forma.

E aí, gostou de conhecer as principais dicas para ter uma boa viagem de trabalho? Conhece mais alguma ou gostaria de expressar a sua opinião sobre esse assunto? Então, deixe seu comentário abaixo! 

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados