Bebidas alcoólicas atrapalham o sono

Post 15/02/2023

Embora o álcool seja conhecido por proporcionar relaxamento, e muitas vezes quem bebe fica sonolento e pega no sono mais rápido, o costume da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dormir é prejudicial à qualidade do sono!

 

Alguns efeitos a curto prazo que alteram a estrutura natural do sono:

- Cansaço, falta de força física,

- Dores de cabeça,

- Ressaca,

- Ronco e apneia,

- Urinar mais durante a noite,

- Atrapalha o sono REM, já que você pode despertar mais.

O sono induzido pelo consumo de álcool não é natural, pois ele atrapalha o sono reparador, e se a pessoa acorda com a sensação de cansaço é a prova de que não dormiu bem! Este sono reparador é chamado de “Sono REM”, é o último estágio do ciclo do sono, que garante o equilíbrio geral do organismo.

 

Consequências a longo prazo:

Os efeitos do consumo habitualmente podem piorar com o tempo, já que o sono vai ficando cada vez menos reparador, e a tolerância para a bebida aumenta causando dependência.  É claro que o consumo pode ser saudável e equilibrado, mas muitas vezes, inicialmente você cria uma rotina e toma uma taça de vinho para dormir, mas quando vê, sente que é necessário tomar a garrafa inteira para suprir o mesmo efeito que tinha inicialmente. Se não controlado, é muito comum ouvir pessoas se queixando de sintomas de ansiedade se não beber antes de dormir, devido ao condicionamento ao consumo.

Caso você tenha o hábito e sente que os efeitos já não são mais os mesmos, fugindo ao seu controle, é necessária uma mudança de hábitos, suprindo essa dependência. Para isso, busque quando necessária a ajuda médica e psicológica.

 

Lembre-se, você pode estimular hábitos durante o dia para dormir melhor à noite:

- Você pode criar uma rotina que respeite seu horário para dormir e acordar sempre no mesmo horário, assim seu corpo irá se acostumar.

- Fique longe de aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir, já que eles estimulam a atividade cerebral e deixam você ainda mais agitado antes do sono.

- Desligue os aparelhos que emitem luzes e tente dormir em um ambiente escuro.

- Evite dormir durante o dia. Se você gosta de cochilar, 10-30 minutos já são suficientes para relaxar sem prejudicar o sono noturno.

- Mantenha o silêncio. Evite dormir em ambientes barulhentos.

- Aposte em um bom colchão e travesseiro que sejam aconchegantes e te proporcionem estabilidade para dormir. A Theva possui diversos modelos de colchões, travesseiros e acessórios que irão transformar sua noite de sono, e se adaptam aos mais diferentes biotipos.

 

Saiba mais, clique aqui.

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade