Você sabia que existe apneia do sono em crianças? Entenda aqui!

Você sabia que também existe a apneia do sono em crianças? Ao contrário do que muita gente pensa, ela não é um problema exclusivo de adultos: muitos pequenos também são acometidos por esse distúrbio caracterizado pela obstrução da garganta ou do nariz durante o sono, que provoca recorrentes pausas na respiração e o interrompem por várias vezes durante a noite.

Por mais que prejudique a qualidade do descanso e afete o aprendizado e o desenvolvimento dos pequenos durante o dia, não é considerada uma doença comum da infância. Sendo assim, é fundamental que os pais procurem conhecer os sintomas dessa doença para relatá-los a um médico, que vai identificá-los e aplicar os devidos tratamentos.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e confira!

 

Quais são os principais sintomas da apneia do sono em crianças?

 

Sono agitado

O esforço respiratório durante a noite leva ao consumo de muita energia, provocando um sono muito agitado nas crianças e fazendo com que mudem de posição constantemente e acordem a todo momento.

Sudorese e urina na cama

A apneia do sono em crianças também faz com que os pequenos transpirem intensamente durante a noite e, em alguns casos, voltem a urinar na cama.

 

Perda de apetite

Algumas crianças que sofrem do distúrbio também contam com a diminuição do apetite. Além disso, por mais que cresçam em altura, estabilizam (ou diminuem) o peso, baixando a sua porcentagem consideravelmente.

 

Alterações de comportamento

Ao contrário dos adultos, que geralmente têm sonolência diurna, as crianças que sofrem de apneia são hiperativas e enérgicas, além de, muitas vezes, serem irritáveis. Sendo assim, os pais devem sempre se atentar a esses tipos de alterações no comportamento dos filhos.

Quais são as principais alternativas de tratamento para esse problema?

A apneia do sono infantil deverá ser tratada de acordo com a sua causa. Veja quais são os melhores tratamentos disponíveis para esse problema!

 

Uso de travesseiros adequados

Utilizar travesseiros que mantém a cabeça elevada pode ser uma excelente opção de tratamento para a apneia do sono em crianças. Um bom exemplo disso é o travesseiro antirrefluxo, um triângulo de espuma que, além de combater o refluxo gastroesofágico, auxilia na respiração do pequeno graças à sua inclinação de 45°.

 

Acompanhamento com remédios

Dependendo do caso, o tratamento da apneia infantil pode ser realizado à base de alguns medicamentos, como os corticoides nasais.

 

Cirurgia das amígdalas e adenoide

Ao contrário dos adultos, as crianças, muitas vezes, têm indicação operatória. Se não existem outros fatores de risco associados, a extração das amígdalas e das adenoides é geralmente curativa e muito benéfica para o seu desenvolvimento e qualidade de vida.

No entanto, há situações mais complexas que necessitam uma abordagem diferente, podendo resultar em outras cirurgias, adaptação de próteses ortodônticas ou aparelhos que auxiliam na respiração noturna. Cada caso exige uma avaliação e implica em um plano de tratamento individual.

 

Aplicação do método CPAP

O CPAP é um método utilizado para tratar as consequências relacionadas à má formação dos músculos das vias aéreas e do rosto. O aparelho envia ar com pressão positiva para o sistema respiratório da criança, desobstruindo as vias aéreas. Dessa maneira, mantém o nível de oxigênio estável no sangue e impede o despertar durante a noite, aliviando os sintomas da apneia do sono.

 

Por fim, é importante enfatizar que saber identificar os sintomas da apneia do sono em crianças possibilita tratar a doença corretamente, fazendo com que o pequeno obtenha melhoras significativas na qualidade do descanso, aprendizado e sociabilidade. Caso identifique algum deles no seu filho, procure um médico para que o devido tratamento seja empregado o mais rápido possível.

Agora que você já sabe como identificar os sintomas e os principais tratamentos para a apneia do sono em crianças, aproveite que está por aqui, leia sobre os 4 motivos para investir em um travesseiro antirrefluxo e mantenha-se ainda mais informado!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade