5 itens de segurança e conforto para uma boa noite de sono de idosos

Depois de um dia cansativo, tudo o que se almeja é descansar: afinal, noites mal dormidas podem provocar baixa no sistema imunológico e algumas doenças. Isso torna-se ainda mais perigoso se você já estiver na terceira idade ou próximo dela. Por isso, é preciso ter cuidado com o sono do idoso e adotar alguns itens de segurança e conforto que podem ser essenciais para garantir mais qualidade na hora de dormir.

Ficou curioso? Continue a leitura que citaremos 5 itens de segurança para que o sono do idoso seja o melhor possível. Confira!

 

1. Grade de proteção

O sono é importante para manutenção do corpo e da mente, então é essencial que estejamos relaxados o suficiente para conseguir dormir bem, e isso não é possível se não houver segurança e conforto na cama.

Uma solução é adotar grades de proteção, que devem ser acopladas na lateral da cama e funcionam como uma barreira que evita quedas — que são comuns na terceira idade. Isso torna o sono do idoso e de toda a família mais tranquilo.

 

2. Colchão e travesseiro confortável

É quase impossível pensar em conforto e boa qualidade de sono sem incluir o colchão e o travesseiro nessa pauta. Afinal, são eles que sustentam o nosso corpo cansado e podem tanto melhorar a qualidade do sono e as dores musculares quanto piorar, caso eles não sejam confortáveis o suficiente para as necessidades da terceira idade.

Por isso, cuidado com as suas escolhas de compra e lembre-se de trocá-los regularmente para garantir a funcionalidade.

 

3. Cama com altura e tamanho adequado

Igualmente importante, a cama que você dormirá todas as noites também deve ser considerada e avaliada para obter uma boa qualidade de sono. Logo, elas devem ter um tamanho e altura adequada para o físico do idoso. No mercado, também existem algumas variações de modelos, como a cama padrão, comum, box e queen size, que podem ser levadas em consideração — tudo depende da sua preferência.

 

4. Interruptores de iluminação próximos

O sono do idoso é mais superficial do que o do adulto, o que o leva a acordar mais vezes, seja para urinar ou por problemas respiratórios, por exemplo. Independentemente, é importante manter próximo a cama interruptores de iluminação que possam garantir a segurança do idoso ao sair do quarto.

Além disso, é importante que não haja luz no momento de dormir para não prejudicar a qualidade do seu sono.

 

5. Roupa de cama adequada

Uma cama aconchegante facilita o repouso de quem, geralmente, não consegue mais manter o sono pesado e duradouro de quando era mais jovem. Segundo a National Sleep Foundation, entidade norte-americana que realiza pesquisas sobre o sono, a quantidade recomendada de horas dormidas por um idoso deve ser a mesma dos adultos, de 7 a 9.

Dessa maneira, ter roupas de cama sempre limpas, passadas e com cheiro de aromatizantes é o básico para ajudar o idoso a dormir o suficiente.

Existe uma verdadeira dificuldade em garantir o sono do idoso. Um estudo realizado com a terceira idade em um serviço ambulatorial, em Pernambuco, mostrou que 45% deles afirmavam sempre despertar à noite. Logo, além de garantir esses itens mencionados de segurança e conforto na hora de dormir, também vale investir em atividades físicas e evitar comer antes de deitar.

Agora que você entende melhor quais itens ajudam a qualidade do sono do idoso, já pode entrar em contato com a nossa empresa e conhecer mais sobre os produtos que oferecemos!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados