Veja 4 exercícios de ginástica laboral para quem trabalha sentado

Trabalhar muito tempo sentado, além de cansativo, pode gerar diversos problemas de saúde, como encurtamento dos músculos flexores do quadril e dos joelhos, L.E.R, tendinite nos membros inferiores e dor nas costas. A boa notícia é que existem alguns exercícios de ginástica laboral que podem ser realizados em poucos minutos no próprio escritório, tanto individualmente quanto em grupo.

Simples e relaxantes, aliviam a tensão dos músculos e das articulações, ajudam na prevenção de dores e doenças ocupacionais e ainda contribuem diretamente para o aumento da produtividade e energia durante o expediente.

Sabendo disso, preparamos um post especial com alguns exemplos de exercícios bem fáceis de serem praticados por quem trabalha o dia todo sentado. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

 

1. Movimentação circular e estiramento de pescoço

De pé ou sentado, puxe o pescoço com uma das mãos, como se tentasse encostar a orelha nos ombros, e conte até 10. Depois repita do outro lado. Também é recomendado fazer movimentos de meia-lua para ambos os lados. Isso vai aliviar a tensão do pescoço e evitar dores e desconfortos no fim do dia.

Para alongar verticalmente, coloque a ponta dos dedos no queixo e empurre o pescoço para trás. Olhe para o teto e permaneça nessa posição por 10 segundos. Em seguida, com as mãos entrelaçadas, aperte a nuca para frente, encostando o queixo no peito. Repita todos esses movimentos por 3 vezes.

 

2. Alongamento de antebraços e costas

Estique um dos braços para frente, com as pontas dos dedos para cima. Com a outra mão, puxe-os para trás, em direção ao corpo, para alongar o antebraço. Repita os movimentos do outro lado do corpo. Também é possível fazer esse exercício com as pontas dos dedos viradas para baixo e para os lados. Para isso, conte até 10 em cada uma das posições.

Para esticar as costas e evitar a sensação de peso no final do dia, fique de pé, levante os dois braços e entrelace os dedos, girando as palmas das mãos em direção ao teto. Fique na ponta dos pés e alongue-os o máximo que puder, como se estivesse se espreguiçando.

 

3. Extensão de peitoral e ombros

Para alongar e relaxar tanto os músculos dos ombros quanto os do tríceps, passe um dos braços por cima da cabeça, flexione o cotovelo e puxe suavemente com a outra mão para o lado oposto, por 10 a 15 segundos. Se preferir, acompanhe esse movimento com o tronco para alongar também o torso. Em seguida, faça o mesmo com o outro braço.

Para estender os peitorais, coloque os braços atrás do corpo e entrelace os dedos. Procure afastá-los o máximo possível das costas sem se inclinar para frente.

 

4. Flexão de quadril

Coloque uma perna na frente da outra. Flexione o joelho da frente e apoie o de trás no chão, mantendo o tronco o mais ereto possível. Para que a flexão ocorra, é muito importante manter o joelho de trás exatamente na linha do corpo. Repita o movimento com a outra perna.

De uma maneira simples e rápida, os exercícios de ginástica laboral podem melhorar consideravelmente a saúde, a ergonomia, a produtividade e a disposição para enfrentar o expediente, além de estimular a circulação e evitar as temidas lesões e doenças ocupacionais. Além disso, é importante adotar outras mudanças na rotina, como trocar o elevador pelas escadas, aproveitar o intervalo do almoço para fazer uma caminhada e, se possível, utilizar o banheiro de outro andar do escritório.

 

E aí, gostou de conhecer os principais exercícios de ginástica laboral para quem trabalha sentado? Quer que seus amigos também conheçam? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e mantenha-os bem informados!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade