Conforto no carro: 3 dicas para dirigir com mais comodidade

Fazer uma longa viagem de carro ou mesmo passar o dia dirigindo pode causar dores em diversas partes do corpo, principalmente na região lombar, nos braços e no pescoço.

Para que isso não aconteça com você, preparamos 3 dicas bem bacanas sobre como se prevenir contra as dores que surgem quando passamos muito tempo dirigindo. Confira!

 

1. Alongue-se

Essa é uma dica universal! Alongar-se antes de qualquer atividade prepara melhor o corpo para movimentos e exercícios do dia a dia. Porém, é importante respeitar seus limites. Nada de sair por aí esticando as pernas ou os braços ao máximo.

O resultado do esforço exagerado pode acabar tendo um efeito inverso ao desejado. Antes de começar sua atividade diária ou entrar no carro, puxe seus pés, um de cada vez, em uma tentativa de encostá-los nas nádegas. Sinta a coxa alongar, dentro do seu limite.

Outro exercício simples é tentar encostar os dedos das mãos nos dedos dos pés, relaxando a coluna na região lombar. Já para a região do pescoço, com a mão direita, puxe a cabeça em direção ao ombro direito. Repita o movimento com o lado oposto.

 

2. Observe a posição correta dentro do carro

É importante lembrar que adotar uma posição correta ao dirigir não só evita dores no corpo, como também é uma questão de segurança. O banco ajustado e a postura certa deixam o motorista preparado para qualquer eventualidade enquanto dirige.

O corpo na posição adequada é de grande ajuda para desviar de um obstáculo ou manter o carro estabilizado no caso de acidente. Além disso, reduz os riscos de dores musculares e na coluna.

Então, fica a dica! Quando entrar no carro, observe os ajustes que devem ser feitos para a sua viagem ser mais confortável:

 

Assento

O ideal é ajustar o assento de forma que a parte de trás dos joelhos fiquem afastados a uma distância de três dedos do banco. Essa posição evita que haja uma pressão nessa área, comprometendo a circulação.

Pessoas mais baixas devem observar também o ajuste vertical do banco. A posição ideal é aquela em que se consegue enxergar o capô do carro, evitando forçar o pescoço e os olhos.

Quem trabalha dirigindo deve ficar atento a problemas circulatórios. Uma boa dica é cobrir o assento com forrações ortopédicas, que melhoram a circulação devido ao formato caixa de ovo.

 

Encosto

Engana-se quem pensa que o encosto deve estar a 90 graus. O encosto muito reto causa tensão muscular. O ideal é mantê-lo de 100 a 120 graus de inclinação, sendo que a coluna deve ficar totalmente encostada.

 

Pedais

Para ver a distância correta dos pedais e não haver postura errada enquanto dirige, pressione os pedais até o fim e, a partir daí, regule a distância do banco.

Apoio de cabeça

Para ajustar o apoio de cabeça, siga a seguinte instrução: o meio do encosto deve estar na mesma linha dos olhos do motorista.

 

3. Dirija de olho na ergonomia para ter conforto no carro

A ergonomia estuda a relação entre o homem e a máquina, de forma a tornar essa ligação mais segura e confortável. Ela pode ser aplicada sempre que houver interação do homem com máquinas como computadores, carros e também com mobiliários e coisas do cotidiano.

Com a direção não é diferente. Observar a ergonomia enquanto dirige diminui a fadiga e o desconforto muscular. Portanto, ao entrar no carro, procure seguir este roteiro:

- sente com a cabeça alinhada ao quadril e com as costas encostadas no assento, que deve estar a um ângulo de 100 a 120 graus;

- os cotovelos devem estar próximos ao corpo;

- procure sempre estar com as duas mãos no volante, relaxando quando o carro estiver parado;

- em viagens longas, dê uma pausa a cada duas horas para “esticar o corpo”;

- o peso do corpo deve estar distribuído entre a região do quadril e a parte de trás das coxas;

- quem costuma usar um apoio para assento deve observar se isso não está sobrecarregando algum lado do corpo.

 

Então, observar essas dicas garante uma boa viagem e mais conforto no carro. Para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga a gente no Facebook e no Youtube!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade