Confira 4 fatores que provocam falta de energia no corpo

Muitas pessoas pensam que a falta de energia no corpo é algo normal, resultante da correria do dia a dia, mas não é bem assim. Ela pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

Se você está sofrendo com esse problema, nosso post vai lhe ajudar. Vamos apresentar quais são as principais causas da falta de energia no corpo e as melhores maneiras de combatê-la, para que você recupere a disposição para encarar a sua rotina. Continue a leitura e confira!

 

1. Má qualidade do sono

A falta de energia está diretamente relacionada ao sono. Afinal, esse precioso período serve para repor tudo o que foi gasto durante o dia. Um adulto precisa dormir de sete a nove horas por dia, bem como deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário.

No entanto, uma boa noite de descanso não depende somente desse fator. Se você dorme o suficiente e sempre no mesmo horário, as razões para a sua falta de energia podem ser outros problemas que afetam a qualidade do sono, como a apneia ou, ainda, colchões e travesseiros inadequados e de má qualidade.

A apneia é um distúrbio muito comum, que interrompe a respiração várias vezes durante a noite. Além de lhe fazer acordar, isso atrapalha o seu rendimento diário e provoca indisposição, sonolência e mau humor. A boa notícia é que ela pode ser tratada devidamente por um médico.

Já os colchões e travesseiros inadequados não só atrapalham o seu descanso, como podem prejudicar a sua coluna e provocar a rinite alérgica e outras doenças respiratórias, devido ao grande número de ácaros que são acumulados nesses itens com o passar do tempo.

Por isso, se o seu colchão tiver mais de cinco anos, é hora de efetuar a troca. O mesmo acontece com o travesseiro, que deve ser confortável e trocado a cada dois anos. Se começarem a incomodar antes do período indicado, não hesite em trocá-los o mais rápido possível.

 

2. Alimentação irregular

Uma alimentação irregular também pode contribuir diretamente para a falta de energia no corpo, e prejudicar o rendimento durante a realização das tarefas diárias. As deficiências de ferro (anemia), gorduras boas, vitaminas e minerais são as principais vilãs nesse quesito.

Além disso, é comum que a indisposição bata à porta após a ingestão de açúcares ou gorduras, pois esses alimentos podem provocar a demora da digestão, induzir o corpo a um maior gasto calórico e alterar o nível de glicose no sangue.

A solução é manter uma alimentação mais balanceada possível, rica em frutas, verduras, legumes, carnes magras, oleaginosas e cereais integrais. Considere também o uso de algum polivitamínico que reponha essas necessidades.

 

3. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é provocado pela quantidade insuficiente de hormônios produzidos pela glândula tireoide, que são os responsáveis pelo controle do organismo em armazenar e gastar energia.

É uma causa comum do cansaço e da indisposição, e costuma estar associada a outros sintomas como raciocínio lento, pele seca, ganho de peso, constipação intestinal e queda capilar. É um problema de saúde que precisa ser acompanhado por um endocrinologista e tratado com a devida medicação.

 

4. Falta de atividades físicas

Praticar atividades físicas aumenta os níveis de endorfina no cérebro, melhora a qualidade do sono, aumenta a produtividade e proporciona muito mais saúde e disposição.

Se você leva uma vida sedentária, essa pode ser a causa da sua falta de energia. Portanto, faça caminhadas, ande de bicicleta ou se matricule na academia. O importante é se mexer!

Esperamos que as informações acima tenham lhe ajudado a descobrir as causas da sua falta de energia no corpo. Assim, você poderá empregar as soluções da melhor maneira. Caso contrário, recomendamos que consulte um médico para identificar cuidadosamente o seu problema para, então, tratá-lo devidamente.

 

E aí, gostou de saber como afastar a falta de energia da sua vida de uma vez por todas? Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo. Até a próxima!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade