Conheça as 4 doenças mais comuns na terceira idade

A expectativa de vida das pessoas tem crescido muito no decorrer dos últimos anos. Assim, há uma maior probabilidade do aparecimento de algumas doenças, como Alzheimer, catarata, hipertensão arterial, entre outras. É importante lembrar que algumas doenças da terceira idade podem impactar na vida do idoso e de todos aqueles que estão ao seu redor, incluindo a família.

Essas doenças podem ocorrer com mais frequência em idosos do que em jovens. Por isso, é muito importante identificá-las e diagnosticá-las previamente para garantir a saúde dos entes queridos.

Neste post, apresentaremos 4 doenças que afetam as pessoas da terceira idade, apresentando os seus sintomas e tratamentos. Confira!

 

1. Alzheimer (demência)

A demência é definida por uma perda de função cerebral, que se manifesta com alterações de humor, perda de memória, confusão e dificuldade de comunicação. A doença é progressiva, ou seja, altera aos poucos as faculdades de compreensão.

O paciente não reconhece pessoas e nem memoriza fatos ocorridos há pouco tempo, se esquecendo dos significados recentes. Ainda não existe cura para a doença, no entanto, várias pesquisas e estudos são realizados a fim de verificar as causas e mitigar os sintomas. A prevenção consiste na alimentação adequada e estímulo das funções cerebrais por meio de atividades contínuas e de memória, como palavras-cruzadas.

 

2. Catarata

A catarata é um problema de visão bastante comum que acomete muitos idosos, e aparece a partir dos 65 anos, sendo uma das doenças mais corriqueiras da terceira idade. Ela afeta uma parte do olho e atua sobre uma lente chamada cristalino, que, com o passar dos anos, se torna menos transparente, dando um aspecto opaco ao olho.

As principais causas são o diabetes, tabagismo e exposição à luz ultravioleta. A doença é tratável e o acompanhamento permite identificá-la em seu estágio inicial. O tratamento é por meio da cirurgia e é considerado bem simples. Basta substituir o cristalino e em poucas horas o paciente volta a enxergar normalmente.

 

3. Hipertensão arterial

Enquanto o coração está bombeando, a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias pode ser medida e esse processo é chamado de pressão arterial. Geralmente, ela aumenta com a idade e essa elevação traz sérias consequências aos vasos sanguíneos, coração e rins. Como a doença é silenciosa, pois não apresenta sintomas claros, o ideal é medir com frequência a pressão arterial.

 

4. Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares abrangem as doenças arteriais coronarianas, que comprometem a região do coração, como a angina e o infarto. Um dos principais motivos é o envelhecimento do próprio corpo, que ocasiona um endurecimento das artérias, causando o aumento da pressão.

Os principais fatores que favorecem o aparecimento de tais problemas são o tabagismo, obesidade e sedentarismo. Por isso, é essencial praticar exercícios físicos, controlar o peso e não fumar.

Como foi visto, as doenças da terceira idade podem impactar diretamente na vida do idoso e merecem atenção. Por isso, é fundamental ficar atento aos sintomas e procurar um médico regularmente para fazer exames periódicos. Além disso, é essencial praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.

 

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados