Como escolher o melhor tipo de colchão para uma boa noite de sono?

Segundo o IBGE, a atual expectativa de vida dos brasileiros é de aproximadamente 75 anos. Agora, sabia que a gente passa 1/3 desse período dormindo? Pois é, mas para todo esse tempo valer a pena é importante tomar algumas medidas, como analisar os tipos de colchão que existem no mercado para escolher um modelo ideal.

Se você está com dúvidas a respeito desse tema, não durma no ponto! Continue lendo este post e veja qual modelo pode te proporcionar a noite de sono gostosa que você merece. Vem com a gente!

 

Quais são os tipos de colchão?

Listamos, a seguir, os tipos de colchão para que você saiba como escolher o mais adequado. Acompanhe!

 

Colchão de mola ensacada

Como o nome sugere, ele possui molas helicoidais ensacadas individualmente, oferecendo suporte independente. Esse tipo de colchão é perfeito para os casais que buscam aconchego na hora de dormir, pois ele é capaz de se moldar ao formato do corpo. Além disso, as molas ensacadas garantem conforto e maciez. 

 

Colchão de mola bonnel

Esse colchão de molas clássico sai mais em conta se comparado ao de molas ensacadas. Porém, o conforto é menor por serem mais sensíveis ao movimento e também porque não pegam cada ponto de apoio do corpo.

Ou seja, em um colchão de casal, se um dos dois se mexe, o outro provavelmente também sentirá o movimento — o que não acontece nos modelos com molas ensacadas.

 

Colchão com espuma viscoelástica

Esse modelo é conhecido também como colchão com espuma de memória e uma de suas características é que ele se ajusta ao formato do corpo, contornando-o.

 

Colchão de látex

Este colchão adapta-se aos mais diversos biotipos. Oferece conforto incomparável. Acomoda-se com perfeição aos contornos do corpo. É antiácaros e não esquenta. Através de seus canais internos independentes assegura a individualidade dos movimentos. Pode ser usado dos dois lados, aumentando sua vida útil.

 

Colchão de espuma tradicional 

Esse modelo não poderia ficar de fora da nossa lista, afinal, trata-se do campeão de vendas no Brasil. Seu preço é mais acessível devido à simplicidade dos modelos.

Além disso, o modelo possui densidades diversas, indo do mais macio ao mais firme.

 

O que levar em conta na hora de escolher?

Um colchão muito usado pode, inclusive, causar dores pelo corpo, principalmente nas regiões da coluna e pescoço. Assim, comprar um novo colchão significa priorizar o seu conforto. E para escolher um modelo adequado é preciso dar atenção a alguns fatores — por exemplo, a densidade do produto e condições do usuário, como dores na coluna oriundas de outras causas.

A densidade é responsável por dar firmeza e sustentação ao corpo durante o sono, levando em consideração a relação entre o peso e a altura da pessoa. Além disso, também é determinante para medir a firmeza dos colchões ortopédicos.

Ela vai do índice D23 (para o usuário mais baixo e leve) ao D45 (para o mais alto e pesado). Há, ainda, os de densidade D18, indicados para bebês e crianças até três anos. Já para os casais, a dica é escolher com base no indivíduo mais alto e mais pesado.

Vale ressaltar que um modelo muito duro pode empurrar os pontos de pressão do seu corpo, deixando-o fora de alinhamento. O contrário também não é o ideal, porque um colchão muito macio não apoia corretamente os pontos.

A dica para quando for comprar um colchão novo é levar referências, para que o vendedor entenda as suas necessidades. Se você está satisfeito com o seu colchão, mas já está na hora de trocá-lo, levar as informações do modelo evita o gasto de tempo com a procura desnecessária. 

Para não se arrepender depois, é importante que o casal evite comprar qualquer um dos tipos de colchão sem antes experimentá-lo. Não sinta vergonha: deite mesmo! Afinal, não há nada mais desagradável que uma noite mal dormida, não é verdade?

Agora que você já sabe como escolher o colchão, entre em contato conosco para que possamos te ajudar a ter um sono tranquilo.

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade