Veja como funciona uma cama eletrônica e os benefícios para seu sono

A cama eletrônica, também conhecida como articulada ou elétrica, é um modelo de cama que oferece articulações que possibilitam a mudança do ângulo da cabeceira e das pernas, de forma manual ou por meio de um motor elétrico.

Muito indicada para pessoas que têm mobilidade reduzida — como idosos ou acamados —, ela tem a capacidade de proporcionar ao usuário um maior conforto e segurança para o seu descanso.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, as camas eletrônicas não são usadas apenas em unidades de atendimento hospitalar. Elas se diferem em alguns aspectos das camas hospitalares, tendo como objetivo auxiliar o usuário a dormir melhor no aconchego do seu lar e garantir uma boa postura, auxiliando, assim, na prevenção de possíveis doenças, como a fadiga.

Ficou interessado? Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

 

Como funciona a cama eletrônica?

A composição das camas eletrônicas se dá por um conjunto de estrados (geralmente dois ou três), que oferecem a possibilidade de se inclinar em determinados ângulos ao serem acionados por uma manivela ou motor.

Os modelos de dois estrados têm a capacidade de articular a cabeceira, já os compostos por três podem movimentar, também, as pernas. Os estrados podem ser encontrados em materiais de metal ou de madeira. O mais recomendado é o de metal, devido à sua resistência e praticidade de manutenção e limpeza.

Uma outra característica, como citado, é o tipo de acionamento. Apesar de agirem da mesma forma, os acionamentos por motor ou manivela se diferem em relação ao trabalho necessário para a sua movimentação. Além disso, alguns motores elétricos conseguem permitir que apenas um dos lados seja movimentado, o que é uma vantagem para camas de casal.

As camas eletrônicas também permitem que o usuário escolha a opção de colchão mais adequada para o seu uso — podendo ser maleáveis ou firmes, dependendo da saúde de quem vai utilizá-la e de suas preferências.

 

Para quem é indicado a cama eletrônica?

As camas eletrônicas são altamente recomendadas para pessoas com mobilidade reduzida. Elas também podem ser muito úteis para portadores de doenças respiratórias, gastrointestinais, cardíacas ou que têm artrite ou sofrem de dores crônicas.

Acima de tudo, o objetivo desse modelo de cama é ajudar no bem-estar do seu usuário, tanto na hora de dormir quanto nas tarefas que podem ser realizadas na cama: comer, levantar, sentar, assistir TV, ler, entre outras.

 

Quais os benefícios da cama eletrônica?

A cama eletrônica tem a capacidade de auxiliar no relaxamento e no reposicionamento da espinha dorsal, auxiliando na postura do indivíduo. Além disso, pode contribuir para uma melhor circulação do sangue e para a diminuição de dores locais ou musculares, problemas respiratórios ou gastrointestinais, entre outros.

Como visto, seu objetivo é colaborar, principalmente, para um sono melhor e mais profundo, a fim de recuperar as energias e melhorar a disposição do indivíduo no dia seguinte. 

Dessa forma, se você acredita que se encaixa nos parâmetros dos usuários desse tipo de cama ou não está satisfeito com a que tem, investir em uma cama eletrônica pode ser uma excelente ideia. Uma outra dica é pesquisar os modelos que lhe interessam e procurar recomendações, a fim de garantir a escolha do modelo ideal para você.

 

Se interessou por essa opção? Os melhores colchões para esse tipo de cama são os de material 100% látex ou 100% espuma viscoelástica. Conheça também o Colchão Memosilver. Até a próxima!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados