Sono e produtividade: entenda qual é a relação entre eles

Você sabia que o sono e a produtividade caminham juntos? Dormir é essencial para que o corpo descanse e recupere as energias para o dia seguinte; promove a manutenção da saúde física e mental; e é fundamental para o desenvolvimento e funções normais do cérebro.

Quando não alcançamos a nossa necessidade de sono, podemos apresentar sinais de cansaço, falta de concentração, irritabilidade, estresse e, até mesmo, doenças, já que ficamos mais suscetíveis à ação de vírus e bactérias que causam gripes e resfriados, por exemplo.

Descansar menos que o recomendado também faz com que a atenção seja desviada frequentemente, além de diminuir a produtividade no trabalho e nos estudos. Quer saber por que isso acontece, e ainda, algumas dicas sobre como dormir melhor? Continue a leitura!

 

Qual é a relação entre o sono e a produtividade no trabalho?

A má qualidade do sono promove uma grande diferença na produtividade dentro do ambiente de trabalho e faz com que o indivíduo não consiga se manter atento e motivado. Isso faz com que os erros se tornem cada vez mais comuns, e detalhes importantes podem passar despercebidos.

Dormir bem aumenta a disposição e a capacidade mental e, consequentemente, a produtividade. Além disso, ajuda a reduzir a fadiga e a melhorar o desempenho nas atividades diárias. Por isso, é muito importante que a qualidade do sono seja priorizada, tanto para a saúde do indivíduo, quanto para o seu sucesso profissional.

 

Por que isso acontece?

Os lobos parietal e occipital são os grandes culpados da produtividade ser tão afetada pela falta de descanso. O primeiro é diretamente ligado ao processamento de informações e à assimilação dos sentidos. Também é o grande responsável por reconhecer objetos, resolver problemas matemáticos, ler e absorver conhecimentos gerais. Já o occipital possui ligação direta com o processamento visual e reconhecimento do mundo à nossa volta.

Dormir mal faz com que os níveis de glicose do organismo sejam alterados, afetando fortemente esses dois lobos. Com isso, eles diminuem as suas funções e prejudicam diretamente as atividades cerebrais.

 

Quais são as dicas para se obter uma boa noite de sono?

 

Cumprir uma rotina diária

Procure sempre deitar-se para dormir no mesmo horário, tanto durante a semana, quanto nos finais de semana. Você também pode praticar alguns rituais relaxantes antes disso, como desligar as luzes e a televisão, silenciar o celular e ler algum livro mais calmo, por exemplo.

 

Ter bons colchões e travesseiros

Uma cama desconfortável ou inadequada, além de atrapalhar o seu descanso, ainda pode prejudicar a sua coluna. Por isso, se o colchão tiver mais de 5 anos, é hora de efetuar a troca. O mesmo acontece com o travesseiro, que deve ser confortável e trocado a cada 2 anos. Após este tempo, 25% de seu peso consiste em ácaros e seus detritos.

 

Praticar atividades físicas

Apesar de estimulantes, as atividades físicas ajudam a controlar o sono de maneira geral. Isso acontece por causa das endorfinas, neurotransmissores relaxantes que são liberados após o exercício. Mesmo assim, é recomendado que sejam praticadas com intervalos de pelo menos 3 horas entre o fim da prática e a ida para a cama, para não prejudicarem o sono devido à grande quantidade de adrenalina produzida.

 

Seguir uma alimentação saudável

Dormir bem também depende de uma dieta balanceada. Alguns alimentos, inclusive, podem ajudar a relaxar o corpo e melhorar a qualidade do sono, como o maracujá, a camomila, a alface e as frutas cítricas (ricas em vitamina C). Use e abuse deles!

Já o café, o chocolate, o chá-mate, as bebidas energéticas e os refrigerantes são grandes estimulantes. Procure evitá-los à noite, assim como álcool e comidas mais pesadas.

Entender a relação entre sono e produtividade é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a eficiência das atividades realizadas diariamente, como o trabalho ou os estudos. Como vimos, a privação do sono pode ser muito prejudicial para o corpo e para a mente. Portanto, procure seguir as nossas dicas para começar a dormir melhor o mais rápido possível. Sua saúde agradece!

 

E aí, gostou de saber sobre como o sono influencia diretamente na sua qualidade de vida? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a dormirem melhor!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados