Pilates e RPG: quais os benefícios para quem sofre de dores nas costas

Você já deve ter ouvido falar nas técnicas de pilates e RPG, principalmente se sofre de dor nas costas — mal que atinge pessoas de todas as idades e que pode surgir em decorrência de má postura, traumas, inflamações ou doenças degenerativas. Essas técnicas consistem em corrigir e alinhar a postura, fortalecendo e reeducando a musculatura da região da coluna.

Por isso, neste post, apresentaremos seus inúmeros benefícios, que vêm sendo cada vez mais indicados para o tratamento dessa dor tão comum e, ao mesmo tempo, tão incômoda à maioria das pessoas. Continue a leitura!

 

Pilates

Essa técnica nada mais é que um programa de exercícios que promove a recuperação da saúde da coluna, a melhora do alinhamento da postura e a reabilitação de possíveis lesões, por meio do controle do corpo pela própria mente. É indicada principalmente a pacientes com dores recorrentes, em razão de má postura ou movimentos incorretos.

 

Principais benefícios do pilates

 

Aumenta a resistência física

Por trabalhar e alongar vários músculos ao mesmo tempo, os exercícios de pilates ajudam a melhorar a flexibilidade, a força e a elasticidade dos músculos do quadril e da cintura, proporcionando ao praticante o fortalecimento dessas áreas sem nenhum esforço desnecessário sobre a coluna vertebral.

 

Corrige problemas de postura

Esse método é muito procurado por pessoas que sofrem de dores nas costas devido a uma condição postural ruim. Além do alongamento, o pilates também utiliza exercícios de reabilitação e flexibilidade que reeducam a coluna, tornando-a mais reta e evitando problemas maiores no futuro.

 

Proporciona relaxamento e bem-estar

Além do alinhamento postural, os exercícios de pilates também trabalham o equilíbrio, a força e a respiração, estimulando o relaxamento por meio de técnicas de inspiração e expiração.

 

Promove a consciência do próprio corpo

A cada sessão, o praticante aprende a utilizar o próprio corpo de maneira correta, atentando a cada movimento e postura, de acordo com instruções do profissional acompanhante. A pessoa se conscientiza sobre os hábitos e movimentos que podem estressar a coluna, educando e preservando o alinhamento de sua postura.

 

RPG

A técnica de fisioterapia de RPG (Reeducação Postural Global) consiste em ajustar e firmar a postura do indivíduo, reorganizando e reequilibrando os músculos responsáveis por ela por meio de uma série de alongamentos realizados na área retraída.

Cada paciente recebe um tratamento personalizado e individual em sessões com cerca de uma hora de duração. Não existe restrição de idade para a sua aplicação. Na primeira consulta, o fisioterapeuta responsável, com formação em RPG, fará uma avaliação detalhada e uma previsão do tempo necessário para tratamento, que dependerá de cada caso.

 

Principais benefícios da RPG

O principal benefício da RPG é a correção dos vícios de posturas inadequadas, melhorando as dores na coluna e o aspecto estético do paciente. Além disso, ajuda a tratar vários problemas de saúde, com ou sem a manifestação de sintomas, até mesmo em suas fases mais agudas, como:

- dores lombares, dorsais e cervicais;

- lesões por esforço repetitivo (LER);

- hérnias de disco;

- asma e bronquite;

- estresse;

- artrite e artrose;

- tendinite.

 

Mais que tratar a doença, a RPG também trata o indivíduo, evitando o retorno do problema após o tratamento.

É importante lembrar que, no dia a dia, também são necessários alguns cuidados para evitar a dor nas costas, principalmente na hora de dormir. Por exemplo: um bom colchão de espuma pode ajudar a distribuir o peso do corpo sobre a coluna por inteiro, evitando forçá-la em um só local. A escolha de um travesseiro adequado e se deitar de maneira correta também ajudam a resolver esse problema.

Tanto as técnicas de pilates e RPG quanto os cuidados básicos do dia a dia são excelentes para prevenir e tratar a terrível dor nas costas, principalmente em decorrência da má postura. Mas não deixe de procurar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, devido aos riscos de lesões. Só ele poderá confirmar a origem da dor de cada indivíduo e prescrever o tratamento correto.

Você gostou de saber sobre os benefícios para quem sofre de dores nas costas? Tem mais alguma dica? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com a gente e com as demais pessoas que também sofrem desse problema!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade