O sono ajuda no combate ao estresse

A maioria das pessoas está estressada e você tem grandes chances de também se sentir assim, isso porque o Brasil é um país em que 75% da população tem sintomas de estresse ou já tiveram em algum momento no passado.

Durante o estresse o organismo produz a adrenalina que nos deixa hiperligados e cheios de energia, atrapalhando a indução do sono e potencializando ainda mais o estresse no dia seguinte.

Segundo o Ministério da Saúde, estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir. Em instantes, esses harmônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas, e fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

E se nos mantemos sempre em estado de alerta, nosso sono também é afetado.

Existem vários tipos de estresse. Para a Associação Americana de Psicologia eles podem ser classificados de 3 tipos:

• Estresse agudo – é a forma mais comum de estresse. É uma reação do corpo a uma situação estressante. Além de sintomas psicológicos como instabilidade de humor, insegurança e apreensão, esse tipo de estresse também se apresenta nos sintomas físicos como dores de cabeça, dor nas costas, mandíbula, musculares em geral, aumento de pressão entre outros.

• Estresse agudo episódico - Estresse agudo que se repete com frequência. Os sinais são os mesmos dos sintomas do estresse agudo, mas prolongados e frequentes: Enxaquecas, hipertensão, dores no peito.

• Estresse Crônico - É o quadro mais grave pois o estresse já está enraizado no dia a dia da pessoa. Ela está sempre estressada e não vê saída para essa situação, abrindo caminho para doenças como ansiedade e depressão.

A relação do estresse e o sono

Como visto, o nível de estresse afeta a indução do sono, e as consequências dessa condição são notadas além da hora de ir para a cama. O corpo responde normalmente com perda de massa muscular, ganho de peso, fadiga, entre outros. 

Mude a maneira como você lida com o estresse! Em alguns casos, não temos como nos afastar facilmente das fontes de estresse. Mas nesses casos, podemos tentar recontextualizar o modo como as encaramos. Isso significa que podemos reconsiderar o modo como interpretamos e reagimos aos estresses. Para isso:

 

- Planeje seu dia com antecedência e só vá para cama quando estiver com a mente vazia.

- Evite alimentos e bebidas estimulantes, principalmente na hora de dormir.

- Exercite-se regularmente

- Tenha uma rotina de relaxamento como ouvir música, rezar ou fazer uma meditação. Vale lembrar que não existe uma regra e cada pessoa deve encontrar a atividade que a deixe mais relaxada.

- Se a condição persistir, procure apoio médico para aliviar e te ajudar a lidar com o impacto do estresse sobre seu sono.

 

Gostou?

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade