4 dicas caseiras de como limpar o colchão e mantê-lo impecável!

Depois de um dia cansativo, nada melhor do que uma boa noite de sono para recuperar a energia. Muitos acreditam que lençóis macios e um bom travesseiro são o suficiente para garantir o descanso. No entanto, ao saber como limpar o colchão, você garante boas horas de repouso, livres de odores e micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Independentemente do tipo de sujeira, em geral, a higienização pode ser feita de forma simples e em casa. A limpeza desse item também é capaz de ajudar a conservá-lo em bom estado e prolongar seus anos de duração.

Acompanhe o post a seguir e veja algumas soluções possíveis de serem utilizadas nessa tarefa.

Como limpar o colchão?

Ácaros, suor, poeira, urina etc., os colchões estão sujeitos a diversos tipos de sujeira. Algumas dessas impurezas são comuns no dia a dia de uma residência. Entretanto, acidentes, como os com bebidas, podem agravar a situação, fazendo algumas pessoas considerarem, inclusive, a troca do objeto.

Porém, com os produtos adequados e um pouco de paciência é possível solucionar o problema. E para ajudá-lo a conhecer alguns desses recursos, fizemos uma lista com 4 dicas imperdíveis. Observe!

 

1. Aplique uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio e água oxigenada

Algumas manchas, como as de urina, suor e mofo são mais persistentes. Além disso, elas ainda costumam deixar um cheiro forte. Contudo, uma mistura com ½ xícara de vinagre de álcool, ½ xícara de bicarbonato de sódio e 3 colheres de água oxigenada é o suficiente para melhorar a situação.

Basta umedecer uma esponja com a água oxigenada e esfregá-la nas manchas. Depois passe um pano umedecido com água. O próximo passo é peneirar o bicarbonato sobre toda a superfície do colchão e borrifar o vinagre até que comece a espumar.

Permita que a mistura aja por uma hora, pelo menos. Em seguida, remova o bicarbonato com um aspirador de pó ou com uma escovinha. Deixe o colchão secar sob o ventilador. O cheiro de vinagre desaparecerá assim que ele evaporar.

 

2. Utilize um aspirador de pó

Essa dica é essencial para os alérgicos. Afinal, os cuidados com eles devem ser mais intensos. O aspirador de pó, além de auxiliar na limpeza da casa em geral, é um grande aliado na hora de higienizar o colchão.

O aparelho limpa os cantinhos que os panos e espanadores não alcançam. Todavia, o ideal é que ele seja usado de duas a três vezes na semana para garantir melhores resultados.

 

3. Troque a roupa de cama regularmente

A troca da roupa de cama é uma orientação básica. E justamente por isso ela não poderia deixar de estar em nossa lista. A nossa pele se renova o tempo inteiro, inclusive durante o sono.

Tal fato não é um problema em si. A questão é que as células mortas, que ficam alojadas nos lençóis e fronhas, servem de alimento para bactérias e ácaros.

Não há um tempo máximo ou mínimo para a troca do jogo de cama, deve-se usar o bom senso. Mas para evitar um grande acúmulo dos micro-organismos, o ideal é realizá-la, pelo menos, uma vez na semana.

 

4. Use óleos essenciais

Os óleos essenciais têm duplo efeito: são aromaterápicos e ajudam a eliminar germes e fungos. Após escolher o que mais lhe agrada — apenas tome cuidado para não levar para casa os estimulantes que podem afetar o sono — faça uma mistura com 8 gotas do óleo e 1 xícara de bicarbonato de sódio.

Espalhe-a pelo colchão e deixe agir por uma hora. Depois, passe o aspirador de pó ou uma escovinha para retirar o bicarbonato.

Ao deitarmos, o colchão fica em contato com todo o nosso corpo. Caso ele não esteja higienizado, pode causar alergias respiratórias ou de pele. Para evitar problemas como esses é que se faz necessário saber como limpar o colchão. Além disso, para manter a limpeza e protegê-lo, use diariamente uma capa impermeável. Atualmente, existem as antialérgicas, mas lembre-se de lavá-las a cada 15 dias.

 

Agora que você já sabe como manter o seu colchão livre das sujeiras, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos para a sua saúde e da sua família!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade