Como melhorar o sono do bebê: 5 dicas essenciais

A chegada do bebê é sempre motivo de muita alegria para todos, mas a adaptação à nova rotina pode ser uma aventura! Papais e mamães ficam um pouco cansados por ter que acordar durante a noite para cuidar das necessidades e do sono do bebê.

Até que ele se acostume, leva um pouco de tempo e cada caso é um caso. Preparamos 5 dicas essenciais que você pode testar em casa para melhorar o sono do bebê. Confira!

 

1. Crie uma rotina

Bebês precisam de uma rotina, principalmente na hora de dormir.  Por isso, procure criar hábitos que acalmem e induzam ao sono, como diminuir a luz do ambiente, dar um banho morno relaxante, uma massagem com hidratante, etc. 

Cada bebê é único e a rotina varia de família para família. O importante é que ele perceba que está chegando a hora de dormir. O sono do bebê, além de reparador, é também responsável pelo desenvolvimento, pois há a liberação do hormônio do crescimento durante o período.

 

2. Confira a posição na hora de dormir 

Se, para os adultos, dormir em uma posição desconfortável é incômodo, imagina para os bebês! Assim como todas as dicas, não há uma receita de bolo. Cada criança vai descobrir a melhor posição ao longo do tempo, mas, para os mais novinhos, a segurança também conta na hora de dormir.

Atualmente, a posição mais indicada por pediatras é colocar o bebê dormindo de barriga para cima. Pode parecer estranho aos mais velhos, porém, estudos recentes indicam que essa posição diminui o risco de morte por mal súbito em bebês, que não tem causa conhecida.

 

3. Escolha o ambiente adequado

O ambiente onde o bebê vai dormir deve ser calmo. Há aqueles que adormecem ouvindo algum barulhinho, como o de canções de ninar ou musiquinhas vindas de móbiles acoplados no berço, por exemplo.

Dentro das particularidades de cada um, há aqueles que adoram dormir com um ruído constante, como o do ventilador ou ar-condicionado. O local também não deve ser muito claro. O ideal é que seja meia luz, com uma luminosidade confortável aos olhos.

 

4. Priorize o conforto

O conforto do pequeno é essencial para uma boa noite de sono, inclusive a dos pais. Por isso, a escolha adequada do colchão e também do travesseiro são tão importantes para criar uma rotina no sono do bebê. 

O ideal é manter sempre a cabeça levemente elevada, usando travesseiros antirrefluxo, adequados a recém-nascidos. Para os mais crescidos, travesseiros infantis, com tamanho menor do que o usado por adultos, ajudam a tornar a noite de sono mais agradável.

Durante a noite, o momento de amamentar deve ser o mais tranquilo e confortável possível. Almofadas próprias para amamentação trazem uma dose extra de bem-estar, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

 

5. Verifique a temperatura

A temperatura ideal para o ambiente onde a criança dorme gira em torno de 22 a 26 graus. Aqui vale uma dica para aqueles bebês que não gostam de ficar enrolados em cobertor: procure mantê-lo agasalhado, pois, assim, mesmo que se descubra durante a noite, ele não sentirá frio. Portanto, lance mão de meias, luvinhas e conjuntinhos quentinhos.

Vale a pena tentar seguir essas dicas! Elas tornarão a noite de todos mais tranquila, assim como o sono do bebê.

Aproveite este momento de leitura para assinar a nossa newsletter e receber conteúdo fresquinho e muitas dicas em seu e-mail!

compartilhe:
Outras Notícias
© Theva Comfort Innovations. Todos os direitos reservados